Qual o melhor método para a introdução alimentar?
- nutricriativa
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Não existe um método alimentar melhor, o melhor é aquele que se adapta à realidade da família e do bebê, os pais devem conhecer o seu filho e perceber qual método que os pais sentem mais confiança e que a criança irá aceitar melhor. Vamos a diferença dos métodos:
O BLW, ou baby-led-weaning, é uma abordagem alimentar no qual os pais ou o cuidador oferecem os alimentos na forma sólida e palpáveis para que a criança possa pegar com as mãos. A confiança dos pais ou do cuidador deve estar no bebê de que ele próprio vai guiar o alimento até a sua boca, o quanto ele vai comer e o que ele vai comer. Os benefícios desse método é que o bebê tem autonomia no controle da fome e saciedade, o bebê conhece os alimentos pela sua cor, textura, cheiro e sabor. Além disso, melhora as habilidades orais de morder, mastigar e engolir de forma natural, melhora o relacionamento com a comida e com o ato de comer, já que o bebê tem a oportunidade de recusar o alimento caso ele não queira.
Já o método tradicional, a oferta de alimentos deve ser variada, oferecida sempre em formas de purês e papas. Os alimentos não devem ser liquidificados. Ao longo do crescimento e desenvolvimento da criança, os alimentos devem ser oferecidos em pedaços e após 1 ano em sua consistência normal sendo a própria comida da família.
Na introdução alimentar participativa, inclui o método BLW, mas com com um controle maior dos pais ou cuidador. O bebê também é agente ativo do processo de IA complementar mesmo recebendo o alimento com a colher. Essa pode ser uma opção para os pais que gostam de alimentar o seu filho e ainda deseje que ele conheça os alimentos.
Um nutricionista infantil pode te ajudar nesse momento tão lindo e importante onde os hábitos alimentares são formados.




Comentários